Imago materna e evolução terapêutica
positiva: relato de um caso atendido em clínica-escola.
Maternal
imago and positive therapeutic evolution: a case report attended in school
clinic
Sato, Haroldo Tuyoshi[1]
Cattelan, Joelmir Roque[2]
Resumo
Este
artigo pretende apresentar um atendimento psicológico a paciente com sintomas
conversivos, realizado em uma clínica-escola. O trabalho explicita a sistemática
de atendimento da Clínica-escola, baseada na possibilidade do estagiário
realizar entrevista de triagem, diagnóstica e psicoterapêutica. O atendimento é
baseado na psicoterapia psicanalítica de Hector Juan Fiorini, e da Psicologia
Integrativa, ressaltando-se o conhecimento tácito do estagiário, e as
qualidades de espontaneidade, empatia e capacidade de acolhimento do mesmo.
Aplicando-se esta sistemática ao tratamento do paciente acima, notamos que a
paciente viveu um drama de cunho edipiano, com amor à figura paterna, e
competição em relação à figura materna, representada em seu inconsciente como
figura persecutória. O estabelecimento da relação terapêutica, através da
atitude empática do estagiário, fez com que a paciente pudesse diminuir seus
sintomas histéricos, dentre os quais sintomas conversivos e sonhos
persecutórios envolvendo a figura materna. As melhoras psicoterapêuticas
apontam para uma elaboração da imago materna, com despontecialização de sua persecutoriedade.
Ao mesmo tempo verificou-se o êxito da sistemática de ensino e supervisão, com
capacitação do estagiário para atendimento de paciente com patologia neurótica.
Palavras-chave: Clínica-escola, Psicologia
Integrativa, histeria, sonhos, imago materna persecutória, elaboração psíquica.
Abstract
This article presents a psychological care for patients with conversion
symptoms, held in a school clinic. The paper explains the systematic care of
the school clinic, based on the possibility of the trainee conduct a screening
interview, diagnostic and psychotherapeutic. The service is based on
psychoanalytic psychotherapy Juan Hector Fiorini, and Integrative Psychology,
emphasizing the tacit knowledge of the trainee, and the qualities of
spontaneity, empathy and ability to host it. Applying this systematic to the treatment
of the patient above, we note that the patient lived an Oedipal drama of
nature, with love for the father figure, and competition in relation to the
maternal figure, represented as a persecutory figure in his unconscious. The
establishment of the therapeutic relationship, empathic attitude by the
trainee, has meant that patients could reduce her hysterical symptoms, among
which conversion symptoms and dreams involving the persecutory mother figure. The
therapeutic improvement appoints to an elaboration of the maternal imago, with
the reduction of this paranoid state. At the same time there was the success of
the systematic teaching and supervision with the trainee to care for patients
with neurotic pathology.
Keywords:
School clinic, Integrative Psychology, hysteria, dreams, persecutory maternal
imago, psychic elaboration
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