terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Resumo do artigo Imago materna e evolução terapêutica positiva: relato de um caso atendido em clínica-escola: Sato, Haroldo Tuyoshi, Cattelan, J. R. Propagare: Revista Científica da Faculdade Canpo Real- Instituto Paranaense de Altos Estudos. Guarapuava: ISPAE, 2012:

Imago materna e evolução terapêutica positiva: relato de um caso atendido em clínica-escola.

Maternal imago and positive therapeutic evolution: a case report attended in school clinic

Sato, Haroldo Tuyoshi[1]

Cattelan, Joelmir Roque[2]

            Resumo

            Este artigo pretende apresentar um atendimento psicológico a paciente com sintomas conversivos, realizado em uma clínica-escola. O trabalho explicita a sistemática de atendimento da Clínica-escola, baseada na possibilidade do estagiário realizar entrevista de triagem, diagnóstica e psicoterapêutica. O atendimento é baseado na psicoterapia psicanalítica de Hector Juan Fiorini, e da Psicologia Integrativa, ressaltando-se o conhecimento tácito do estagiário, e as qualidades de espontaneidade, empatia e capacidade de acolhimento do mesmo. Aplicando-se esta sistemática ao tratamento do paciente acima, notamos que a paciente viveu um drama de cunho edipiano, com amor à figura paterna, e competição em relação à figura materna, representada em seu inconsciente como figura persecutória. O estabelecimento da relação terapêutica, através da atitude empática do estagiário, fez com que a paciente pudesse diminuir seus sintomas histéricos, dentre os quais sintomas conversivos e sonhos persecutórios envolvendo a figura materna. As melhoras psicoterapêuticas apontam para uma elaboração da imago materna, com despontecialização de sua persecutoriedade. Ao mesmo tempo verificou-se o êxito da sistemática de ensino e supervisão, com capacitação do estagiário para atendimento de paciente com patologia neurótica.

Palavras-chave: Clínica-escola, Psicologia Integrativa, histeria, sonhos, imago materna persecutória, elaboração psíquica.

 

Abstract  

This article presents a psychological care for patients with conversion symptoms, held in a school clinic. The paper explains the systematic care of the school clinic, based on the possibility of the trainee conduct a screening interview, diagnostic and psychotherapeutic. The service is based on psychoanalytic psychotherapy Juan Hector Fiorini, and Integrative Psychology, emphasizing the tacit knowledge of the trainee, and the qualities of spontaneity, empathy and ability to host it. Applying this systematic to the treatment of the patient above, we note that the patient lived an Oedipal drama of nature, with love for the father figure, and competition in relation to the maternal figure, represented as a persecutory figure in his unconscious. The establishment of the therapeutic relationship, empathic attitude by the trainee, has meant that patients could reduce her hysterical symptoms, among which conversion symptoms and dreams involving the persecutory mother figure. The therapeutic improvement appoints to an elaboration of the maternal imago, with the reduction of this paranoid state. At the same time there was the success of the systematic teaching and supervision with the trainee to care for patients with neurotic pathology.

 

Keywords: School clinic, Integrative Psychology, hysteria, dreams, persecutory maternal imago, psychic elaboration



[1] Professor titular da Faculdade Campo Real. Supervisor de Estágio em Psicologia Clínica do Curso de Psicologia da Faculdade Campo Real.  Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo.
[2] Estagiário de Psicologia, Faculdade Campo Real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário