terça-feira, 11 de dezembro de 2012



RESUMO: DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

 

 

 

Sato, Haroldo Tuyoshi. Práticas Psicanalíticas em Instituição: Oficina Terapêutica de Arranjos Florais. São Paulo, 2001, 122 p. Tese (Mestrado), Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo.

 

 

O presente trabalho visa a relatar a experiência clínica que venho desenvolvendo institucionalmente, há mais de cinco anos, inicialmente no atendimento a pacientes considerados como psicóticos e neuróticos graves e, posteriormente, a pessoas que receberam outros diagnósticos psicopatológicos por meio do uso de arranjos florais com flores vivas. Proponho-me, ainda, a articular esta narrativa ao pensamento de Nise da Silveira, Donald Woods Winnicott e Mokiti Okada, o que demandou o resgate de outros antepassados intelectuais- Jung, Laing e Basaglia. A meu ver, tais autores desenvolveram obras singulares e alicerçadas em suas próprias experiências, sendo possível, contudo, estabelecer entre elas certa sintonia, a qual tem me possibilitado refletir sobre minha clínica. Meu intuito é, assim, demonstrar que essa prática institucional é potencialmente mutativa, através de um procedimento dialógico-reflexivo contínuo entre minha experiência clínica pessoal e as contribuições dos autores citados.

 

            Palavras chaves: Psicoterapia; Arte-Terapia; Psicologia junguiana; Psicanálise, Organizações; Okada, Mokiti (1882-1955); Fenomenologia; Psicose.

 Link da Dissertação de Mestrado na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-27112012-112820/

Nenhum comentário:

Postar um comentário